O que é vocalize? Para que serve? Como é feito? Para quem teve contato recentemente com o termo “vocalize” as dúvidas são muitas. Por isso, neste texto vamos tirar suas dúvidas de maneira bastante objetiva para que aprenda um pouco mais sobre o vocalize e como ele se aplica ao seu desenvolvimento vocal.

Mas afinal, o que é vocalize?

Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo bem simples: Quando um flautista tem um concerto, ele precisa aquecer sua flauta antes de tocar para que o som saia melhor. O mesmo acontece com a nossa voz. Quantas vezes você já viu sua voz mais grave ou mais rouca que o normal pela manhã? Isso acontece porque ao acordar, suas cordas vocais estão frias. Por essa razão, sua voz só começa a ficar normal à medida que vai ficando aquecida.

Mas não se trata apenas de aquecer a voz, é também necessário posicionar os sons emitidos nos lugares corretos ou mesmo corrigi-los, caso estejam sendo emitidos no local errado. Assim, os vocalises são exercícios vocais cantados, porém sem palavras, em que a voz se apoia em uma ou mais vogais para percorrer a escala cromática subindo e descendo.

Para exemplificar melhor, ouça um trechinho da sessão da nossa fono Ana Terra Pompeu passando exercícios vocais para um aluno.👇🏼

Para que serve o vocalize?

Como vimos anteriormente, esses exercícios vocais servem não só para acordar a voz como também para posicionar sons nos locais corretos, corrigir sons que estejam sendo emitidos no local errado ou mesmo reforçar comportamentos esperados na voz. Assim, os vocalizes fortalecem, flexibilizam e aumentam a capacidade e resistência do aparelho fonador, além de promoverem ajustes na afinação e na quantidade de ar ao emitir cada nota, na dinâmica e na articulação. Dessa forma, fazendo o vocalize com frequência, as chances de você errar notas quando for cantar diminuem muito!

Em outras palavras, sempre que falamos em canto estamos falando de musculatura. Nesse sentido, é natural modificar comportamentos indesejados na voz cantada e reforçar aqueles que dão bom resultado sonoro com conforto para o cantor.

Então sempre que ouvir falar em vocalize, lembre-se que estamos falando de exercícios para corrigir e melhorar sua voz cantada.

Quais são os melhores exercícios vocais?

Esta pergunta não pode nunca ser feita desta maneira. O correto é: Quais são os melhores exercícios vocais PARA A MINHA VOZ? Tanto o canto como a fala não são uma ciência exata. É um erro muito comum achar que o aparelho fonador de todas as pessoas é igual e funciona da mesma forma. Isso pode ser observado em nosso dia a dia, como as vozes que nos circulam são diferentes entre si.

Sendo assim, se alguém te vende uma fórmula pronta dizendo que tem os melhores exercícios vocais, desconfie! Isso porque, para saber quais são os melhores exercícios para o seu gogó o profissional precisa não só conhecer profundamente a sua voz e as suas necessidades como também ter muito conhecimento e um amplo repertório de exercícios.

Além disso, também existem momentos diferentes de cada voz. Para ilustrar, um exercício que normalmente é muito bom para o João, pode não funcionar tão bem naquele dia em que ele forçou demais a voz. E isso é normal! E é exatamente por isso que é necessário ter sempre um profissional que trabalhe com voz para cuidar da sua.

Saúde vocal é coisa séria! Converse com a nossa equipe para ter o melhor treinamento e acompanhamento para a sua voz.

 

Cor & Voz

Somos um instituto de educação, saúde vocal e comunicação que atende profissionais da voz artística.