Você acompanha o trabalho do artista durante um bom tempo, tem várias músicas dele na sua streaming até que decide ir a um show. Então nesse momento você descobre que a voz do artista ao vivo é muito diferente da voz gravada. Por que será que isso acontece? Nós, que somos especialistas em voz, vamos te explicar!
Por que a voz no show é diferente da voz gravada?
Para explicar de maneira bem prática, quando um cantor chega ao estúdio para gravar, sua voz é mixada para poder encaixar na parte melódica da música, com os instrumentos etc. Isso quer dizer que a voz no estúdio passa por uma edição, e por isso não fica idêntica ao momento da gravação.
Aprofundando um pouco mais, esse trabalho de edição permite modificar frequências isoladas na voz para deixá-la mais harmônica e “encaixada” na melodia. Portanto isso faz com que a voz fique um pouco diferente do que vemos no show.
Além disso, a voz gravada é captada em um ambiente controlado, livre de ruídos, com diferentes tipos de equipamentos, e o cantor tem a oportunidade de refazer o trabalho até chegar a um resultado satisfatório. Nesse sentido, é importante frisar que existe toda uma equipe de assessoria vocal que irá aquecer essa voz e reposicioná-la de acordo com a canção que será gravada. Por isso o resultado final da faixa produzida acaba ficando diferente de uma performance ao vivo.
A voz no show
Por outro lado, a voz que se ouve no show é diferente porque, como dito anteriormente, não passa por mixagem. Ou seja, é a voz como ela é, sem isolamento de frequências específicas e o encaixe na melodia depende exclusivamente do cantor. Além disso, a voz no show depende exclusivamente do cantor. Por isso, fatores psicológicos como nervosismo e autoconfiança interferem diretamente na performance.
Outros fatores que também podem modificar a qualidade da voz e da emissão são fadiga vocal, que ocorre muito em turnês, ou em cantores que não fazem preparação vocal; tensão muscular; falta de retorno auditivo; equipamentos descalibrados etc. A voz também pode ficar diferente quando o cantor opta por mudar o tom da canção, às vezes por motivo de saúde vocal.
Por fim, um ponto igualmente importante é a entrega. O cantor quando está no palco interage com o público e muitas vezes se emociona ao cantar uma canção. Quando a entrega é grande, é necessário que uma equipe de preparação vocal esteja a postos no backstage para reposicionar a voz rapidamente, afinal no show, diferentemente do estúdio, o cantor tem apenas uma oportunidade de acertar.
O que fazer para que as vozes não fiquem tão diferentes?
Gostaríamos de ressaltar que não existe “voz melhor” ou “voz pior” no estúdio e no show, trata-se apenas de vozes diferentes. Muitos cantores ficam incomodados com essa diferença e optam por não utilizar tantos efeitos na voz e na mixagem deixá-la o mais próximo da original.
Outra maneira de ter uma entrega bem próxima na gravação e ao vivo é o treino vocal. Uma voz que está sempre se aprimorando e treinando as técnicas que costuma utilizar em seus shows tem uma entrega muito semelhante. Em outras palavras, não adianta o cantor pedir auxílio para especialistas em voz somente durante os shows ou na gravação. É necessário investir em um acompanhamento frequente para que a voz esteja sempre preparada para utilização em sua capacidade máxima.
Acompanhe mais sobre o nosso trabalho e confira conteúdos exclusivos em nossa rede
Cor & Voz
Somos um instituto de educação, saúde vocal e comunicação que atende profissionais da voz artística.