Mesmo que você ainda não faça aulas de canto ou fonoterapia na Cor e Voz, nós vamos te dar várias dicas importantes para cuidar melhor da voz e manter a sua saúde vocal sempre em dia. Nesse sentido, é muito importante que locutores, dubladores, cantores, palestrantes, professores, vendedores, influencers e todos os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho busquem cuidar dela. Isso porque, qualquer problema que a sua voz venha a apresentar pode ter impacto direto em sua profissão.

Doenças que podem ter impacto na voz

Antes de te ensinarmos alguns cuidados com a voz, é importante frisar que muitas doenças do nosso corpo têm impacto direto na voz. Alguns exemplos são: câncer de laringe, nódulos, cistos, edemas e paralisias. Esses problemas podem estar relacionados a questões de saúde ou de mau uso da voz. Em outras palavras, quando você utiliza a voz por longos períodos, ou com muito esforço, mas sem condicionamento, ou tentando imitar outros padrões de voz diferentes do seu, alguns desses problemas podem acontecer. Então caso algo esteja errado em sua voz, recomendamos que consulte um médico otorrino antes de qualquer coisa. Afinal, os cuidados com a voz funcionam para vozes saudáveis!

Vamos cuidar melhor da voz!

Aqui vão algumas dicas importantes para cuidar melhor da sua voz!

1. Não fume ou use drogas: a fumaça do cigarro e as outras substâncias químicas irritam a mucosa da laringe, prejudicando diretamente a voz. Isso sem contar que essas substâncias também prejudicam muito a saúde do corpo.

2. Cuidado com os ácaros no ambiente: As alergias estimulam a produção do muco em excesso e podem ter impacto no modo como a voz ressoa. Então mantenha os ambientes sempre limpos, ar-condicionado higienizado e colchões e travesseiros sempre esterilizados.

3. Evite alimentos gordurosos: A alimentação é um fator muito importante para quem utiliza a voz. Alimentos pesados e muito gordurosos favorecem o refluxo e podem promover uma mudança de pH na região das pregas vocais.

4. Hidrate-se muito muito muito: A hidratação de quem utiliza a voz como instrumento de trabalho é inegociável! Ela pode ser de maneira direta, com nebulização de soro fisiológico, ou indireta, utilizando soro nas narinas e bebendo muita água durante o dia.

5. Faça exercícios de respiração: Os sons da nossa voz são produzidos com a passagem de ar pelas pregas vocais. Então é sempre necessário saber controlar o fluxo de ar que sai quando falamos ou cantamos. Uma boa dica é fazer exercícios de respiração mantendo a postura ereta, sem tensionar ombros, peito, garganta ou boca e ir observando o fluxo de ar que entra e que sai para criar essa consciência corporal.

Como saber se tenho um problema vocal?

Com todas essas dicas básicas, é possível manter a boa saúde da voz e evitar problemas comuns como rouquidão. E lembre-se ao menor sinal de problemas vocais não hesite em buscar ajuda. Talvez você não saiba, mas quanto mais cedo iniciar o tratamento com fonoaudiólogo, melhores são os resultados para cuidar de problemas vocais. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para conhecer melhor o nosso trabalho com voz.